O NOSSO ESPORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

terça, 19 de maio de 2020

A pandemia de COVID - 19 já matou milhares de pessoas em todo o mundo até o momento, e afetou diretamente os principais eventos esportivos do planeta. Nesta semana, o futebol alemão retornou com estádios vazios, mas acaba perdendo o brilho da disputa e se perde o glamour da modalidade diminuindo o interesse até de quem assiste pela televisão.

A cena é uma só, seja em estádios, arenas ou ginásios: portões fechados. Desde que a pandemia do Coronavírus se alastrou, todas as atividades esportivas foram paralisadas. Assim sendo, há mais incertezas que respostas. O cenário não muda na região do Vale do Ivaí que abriga agremiações às voltas em competições de futebol e futsal.

Campeonatos Municipais: suspensos

A escola do Esporte e todas as Secretarias de Esportes Municipais decidiram interromper as competições municipais

por tempo indeterminado atendendo às normas sugeridas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

As competições que estavam em andamento eram as municipais devido às regionais estarem previstas para iniciar no segundo semestre, o que mais sentiu foi o município de Lidianópolis que se encontrava na fase final da competição de um grande campeonato de Futebol Suíço, onde realizou-se os dois jogos das semifinais no mês de Março e definiu os finalistas entre Seguralta x Equipe do Odair. Final e na decisão de 3º lugar entre Monte alto x Três comunidades.

Em Godoy Moreira estava entrando já na fase eliminatória o Campeonato de Futebol da Supercopa que estava atraindo um grande numero de torcedores, organizado pelo Amarildo, Secretário de Esportes daquele Município, e no momento se encontra suspenso.

Outro Campeonato de Futebol que estava a todo vapor e atraindo um bom público e se encontra suspenso é a Copa Sicred de Lunardelli.

Em Jardim Alegre o Campeonato de Futebol Suíço do Assentamento 8 de Abril e a Competição tradicional do Clube da Piscina com seu Campeonato de veteranos e do livre de futebol suíço estão parados na expectativa de uma volta, até porque em razão dos prejuízos causados por essa paralização a espera pelo retorno chega a ser agoniante por parte de todos os associados, temendo por um prejuízo financeiro difícil de estabilizar no pós-pandemia pelo estrago que certamente ira causar na economia.

No Município de Arapuã estava com dois campeonatos no futebol suíço sintético em andamento e repentinamente foi suspensa, essa paralização atingiu também as competições do tradicional Campeonato de Veteranos de Ivaiporã de Futebol Suíço.

Os Jogos Oficiais do Estado do Paraná como: JOJUPs – Jogos da Juventude do Paraná, JAPs – Jogos Abertos do Paraná, JEPs – Jogos Escolares do Paraná, Piá Bom de Bola, JAVIs – Jogos Abertos do Vale do Ivaí, Copa Paranaense de Handebol série Ouro, Prata e Bronze, organizado pela Liga Paranaense de Handebol, todos se encontram adiados para 2021 com as mesmas sedes, assim sendo, o Município de Jardim Alegre irá sediar em 2021 a fase regional do JOJUPs, JAPs – Fase Macrorregional, JAVIs, e as etapas da Copa Paranaense de Handebol se encontram adiada podendo ainda em 2020 o município organizar duas etapas sendo sede desse importante evento onde estarão presentes as melhores equipes de handebol adulto do Paraná.

Todas essas competições suspensas em virtude do Covid-19 refletem no adiamento de Campeonatos importantes que iriam se iniciar no segundo semestre, e como isso é um momento de adaptação, teremos que nos reinventar para diminuir os impactos negativos do esporte causados com essa paralisação, a qual ainda não tem data para terminar.

As competições municipais para o segundo semestre e as regionais deverão ser adaptadas e com um numero reduzido de equipes para que sejam finalizadas ainda em 2020;

Em Jardim Alegre:

·        Copa Gilberto Tadeu de Futsal (Municipal)

·        Campeonato Rural de Futebol Suíço. (Passará a se chamar Copa Doni de Futebol Suíço).

·        Copa Gilberto Tadeu de Futsal (Aberto)

·        Etapa Integração de Montain Bike

·        Jogos Comunitários

Campeonato de Futebol Sênior 50 anos.

Essa Competição deverá ser iniciada juntamente com o Campeonato Amador de Futebol sendo disputada aos sábado no período da tarde.

Campeonato Amador regional 2020.

O 13º Campeonato de Futebol Amador Regional de 2020 irá acontecer com a participação de numero reduzido de equipes sendo realizada a primeira rodada assim que ocorrer o término do Campeonato da Copa Sicred de Lunardelli e a Supercopa de Futebol de Godoy Moreira, a partir disso teremos já seu inicio na semana subsequente ao termino dessas competições. As equipes convidadas para 2020 serão a princípio:

Lunardelli, Jardim Alegre, Manoel Ribas, Pitanga, Jandaia do Sul, Pirapó, Baiano de Apucarana, Novo Itacolomi, Godoy Moreira, Faxinal e Barbosa Ferraz.

A equipe de Lidianópolis, atual campeã, irá disputar a competição por outra Liga e desejamos uma boa sorte.

Que o nosso esporte de cada dia possa retornar o mais rápido possível, de forma segura e como sempre, saudável.

Luiz Carlos Pereira – Chocolate.