Por: Aldinei Dos Passos Andreis
No domingo, 25 de maio, tem início a 16ª edição do Campeonato Amador Regional de Futebol, que nesse ano terá a participação de 11 equipes. Na semana passada foi realizado o congresso técnico, que definiu o grupamento e a tabela da primeira fase, além de algumas mudanças no regulamento técnico da competição.
Os grupos são os seguintes:
Grupo A – Borrazópolis, Dom Romeu (Apucarana), Faxinal, Lunardelli e Manoel Ribas
Grupo B – 7 de Maio (Cambira), Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Novo Itacolomi e Vila Nova (Pitanga).
Também foi divulgada a tabela da primeira fase da competição, sendo que a primeira rodada tem os seguintes jogos:
Grupo A
Manoel Ribas x Faxinal
Dom Romeu x Lunardelli
Grupo B
Lidianópolis x Cambira/7 de Maio
Vila Nova/Pitanga x Grandes Rios
Jardim Alegre x Novo Itacolomi
Todos os jogos começam às 15h15.
O organizador da competição, Luiz Carlos Pereira, o Chocolate, comenta que esse é um campeonato tradicional, que teve início em 2007 e começou a ser organizado pelo desportista Amarildo, da cidade de Godoy Moreira, ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Cezário. “A procura dos times por essa competição é grande e, hoje, a nível estadual, acreditamos que ficamos atrás apenas do campeonato na região metropolitana de Curitiba, tanto em nível de participação como na qualidade técnica”, salienta.
Um dos critérios importantes para a formação dos times é que apenas cinco jogadores que não têm vínculo com o município podem ser convidados para compor os elencos. Os demais jogadores precisam ter algum tipo de vínculo com a cidade, como ter nascido na localidade, morar há mais de um ano ou ser eleitor da cidade há pelo menos um ano. “Com isso, temos times mais equilibrados e começamos a competição com os 11 times, com chances de chegar à final”, cita Chocolate. O Lidianópolis é o atual bicampeão do Amador Regional.
Na primeira fase, cada time joga contra todos dentro do grupo em partidas de ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para as quartas-de-final, em sistema de cruzamento olímpico, e os vencedores se enfrentam na semifinal e final. Uma novidade nesse ano é que não haverá prorrogação nas fases eliminatórias.
Os critérios de desempate serão saldo de gols e gols marcado na casa do adversário e, em caso de empate nesses critérios, a decisão será nos pênaltis. Os times que fizerem a melhor campanha na primeira fase têm a vantagem de decidir a vaga em casa. A competição deve ser finalizada no mês de outubro.
“Hoje, esse é o principal campeonato de futebol do Vale do Ivaí e fomenta a modalidade na região; é uma competição muito bem falada e ficamos felizes em movimentar um grande número de pessoas. Temos tudo para fazer o esporte crescer ainda mais”, cita o organizador da competição.
O campeonato amador é organizado pela Escola do Esporte, com o apoio da Liga de Futebol de Pitanga e dos departamentos municipais de Esportes da região.