Aguarde, carregando...

Oito dos 10 maiores artilheiros do novo Maracanã estão envolvidos no Fla-Flu que vai decidir o Carioca


sexta, 14 de maio de 2021

Gabriel lidera a lista com folga, e Fred tenta retomar segundo lugar alcançado por Bruno Henrique. Pedro e Henrique Dourado são os únicos do top 10 que defenderam os dois rivais


Desde a conclusão da reforma para a Copa do Mundo, em 2013, o Maracanã ganhou uma nova cara e virou um ambiente completamente diferente daquele antigo estádio, eternizado por grandes momentos como a final da Copa de 50, o gol de Barriga e o gol do Pet. Com uma posição mais fixa de mandantes do estádio a partir do ano citado, Flamengo e Fluminense confirmam essa condição de "donos da casa" também na artilharia do palco após a sua modernização.


 — Foto: ge

— Foto: ge

+ Secretaria de Saúde avaliará protocolo do Flamengo e não descarta público na final do Carioca

Essa predominância parecia óbvia pelo número de jogos mais alto dos dois clubes mas chama a atenção que oito dos dez principais goleadores do estádio desde 2013 estejam nos elencos atuais de Flamengo e Fluminense, clubes que se enfrentam em dois jogos (o primeiro neste sábado) para decidir o Campeonato Carioca de 2021. E o que não falta é ídolo dos dois clubes nesta lista.

A liderança com folga neste ranking com recorte pós-reforma é de Gabriel. O camisa 9 do Flamengo já soma 49 gols no Novo Maraca, sendo três pelo Santos e os demais pelo Rubro-Negro. Seu companheiro de ataque, Bruno Henrique ocupa a segunda colocação momentânea com 37 gols, um a mais do que Fred, grande ídolo do Fluminense neste século.


Gabriel e Maracanã têm formado um casamento perfeito — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Gabriel e Maracanã têm formado um casamento perfeito — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Dos 36 gols de Dom Fredon, três deles foram com a camisa da Seleção Brasileira. Um em amistoso contra a Inglaterra e os outros dois na final da Copa das Confederações diante da Espanha. Atualmente no Flamengo mas revelado pelo Tricolor, Pedro figura na quarta posição do ranking com 28 gols. Foram 11 pelo Flu e os outros 17 pelo Fla.

Na sexta posição vem o meia Nenê. Ou seja, é o principal goleador dos jogadores da posição, já que o quinto também é atacante (Henrique Dourado, com 23). O veterano tricolor acumulou 22 gols no Maracanã, sendo cinco pelo Vasco e 17 pelo Fluminense. Ele já fez golaço em um Fla-Flu de 2020, definindo o resultado para o Tricolor com um belo toque de calcanhar.


Fred já te pegou 36 vezes no Maracanã desde a reforma — Foto: André Durão/ge

Fred já te pegou 36 vezes no Maracanã desde a reforma — Foto: André Durão/ge

O uruguaio Arrascaeta está na sétima posição e é o primeiro estrangeiro da listagem. O camisa 14 soma 20 gols, sendo dois pelo Cruzeiro (ambos contra o Flamengo) e os outros 18 pelo clube da Gávea. Arrasca está empatado com Hernane Brocador, que viveu grande momento no time carioca em 2013.

Vitinho vem em nono com 19 gols no estádio. Foram quatro pelo Botafogo, um pelo Internacional e 14 pelo Flamengo, clube que defende atualmente. Um desses gols pelo Rubro-Negro foi justamente na final do Carioca de 2020, contra o Fluminense, mesmo adversário de agora. O gol que sacramentou a conquista flamenguista no ano passado. O meia Diego fecha a lista com 18 gols, sendo todos eles pelo Flamengo, Alecsandro tem o mesmo número do camisa 10 rubro-negro.


 Vitinho decidiu o Campeonato Carioca de 2020 com um gol no Fla-Flu — Foto: André Durão

Vitinho decidiu o Campeonato Carioca de 2020 com um gol no Fla-Flu — Foto: André Durão

Veja o top 10 no Novo Maracanã (em caixa alta os jogadores que estão em Fla ou Flu):

Também destaque do atual elenco do Flamengo, Everton Ribeiro tem 14 gols e ocupa a décima segunda posição. De saída do Fluminense para a Europa, Marcos Paulo soma 11 gols no Maraca e está na 16ª colocação.

Para não deixar de falar de Botafogo e Vasco, outros dois clubes grandes do Rio de Janeiro que já jogaram no Maracanã inúmeras vezes ao longo da história, vale citar o artilheiro de cada um deles após a reforma do Maracanã. O atacante Thalles, que faleceu em 2019, foi quem mais marcou pelo Vasco no estádio repaginado: sete gols. O atacante Rafael Marques lidera a lista alvinegra com 6 gols no palco sagrado.



Últimas Notícias