Renato muda o Grêmio por conta de estalo na madrugada para dar nova cara a time hexacampeão

terça, 11 de abril de 2023

Após o título gaúcho, Renato revelou que encontrou o esquema ideal durante a madrugada

Por João Victor Teixeira — Porto Alegre

11/04/2023 06h06  Atualizado há 3 horas

Em sua quarta passagem pelo Grêmio, o técnico e ídolo Renato Portaluppi tem mostrado novamente versatilidade na hora de encontrar o estilo de jogo ideal. O treinador iniciou o ano com a formação conhecida, mas ao longo Gauchão se adaptou às opções e abriu mão de um "driblador" no time titular por conta de um "estalo" durante madrugada.

O plano do Grêmio não era formar um setor ofensivo com três meias. A escolha de Renato foi uma contingência a partir dos problemas físicos de Ferreira. O "clique" para Vina ser deslocado para a ponta esquerda interrompeu o sono do técnico gremista e definiu o sucesso gremista até o momento.

A partir da escolha, o time se ajustou e passou a fluir mais dentro de campo. O primeiro jogo da opção na prática, por exemplo, acabou 6 a 1 para o Grêmio, com três gols em menos de 20 minutos.

— Pelo que o grupo vinha apresentando, a gente tava jogando em um esquema diferente. Um dia me deu um estalo de madrugada, acordei e falei "vou colocar esse time em campo e tenho certeza que vai dar certo". Deu no que deu. O Grêmio tava acostumado a jogar com um jogador aberto no um pra um. Acertamos o esquema que me deixou bastante satisfeito — contou Renato.

De 2016 para cá, o o modelo adotado sempre teve pelo menos um extrema com características de drible. Na passagem anterior do técnico pelo Grêmio, nomes como Pedro Rocha, Fernando, Everton Cebolinha, Pepê e até Ferreira foram escalados. No Flamengo, transformou Michael em titular e destaque.

Renato conquista nono título como técnico do Grêmio — Foto: João Victor Teixeira

No início do ano, Ferreira foi o escolhido do treinador para ser o ponta driblador. Porém, no início de fevereiro o jogador sofreu uma lesão muscular e obrigou Renato a ter o "estalo". O técnico remontou o time a partir da chegada de 10 reforços — atualmente o número já chegou a 13.

— Não é fácil vir na reapresentação com 10, 12 jogadores diferentes e de repente achar um esquema durante o campeonato. O Grêmio voltou a encantar o Brasil todo, um futebol que eu gosto, meus jogadores valorizam a posse e agridem o adversário. Não é fácil com pouco tempo conseguir melhorar as coisas — completou.

Vina chegou para disputar posição com Cristaldo. Mas acabou por ocupar a lacuna na esquerda. Até por sua versatilidade, se movimenta muito nos jogos e aparece em diferentes posições. Do meio para frente, existem muitas trocas. No lado oposto, Bitello também um meia, faz a função.

A formação deu tão certo que o Grêmio já foi buscar um outro meio-campista, Nathan, ex-Atlético-MG, para engrossar as opções no grupo. Faltava peças no banco a partir da fixação de Vina como titular. Agora, o meia pode ser reserva imediato da linha de três meias dentro do estilo escolhido.

Por outro lado, no jogo da volta da semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, Ferreira saiu machucado e teve uma lesão grau três no músculo adutor da coxa esquerda confirmada. Até por isso, a posição ainda é uma carência do grupo do Grêmio.

Mesmo que não esteja jogando com um extrema atualmente, Renato gosta de ter opções de diferentes características. Ultimamente, Zinho, de 19 anos, tem sido esse jogador. O atacante foi alçado para a equipe principal em março.